quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COMENDA HÉLDER CÃMARA

SENADO DIVULGA NOMES DOS VENCEDORES DA COMENDA DOM HÉLDER CÂMARA



O Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), divulgou nesta terça-feira (14) os nomes dos cinco vencedores da primeira edição do prêmio. Vão receber a comenda este ano Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.
Pedro Casaldáliga é espanhol e vive no Brasil desde 1968, onde foi ordenado bispo emérito da igreja católica; foi dele a primeira denúncia de trabalho escravo no Brasil, em setembro de 1970, em que relata casos de trabalhadores rurais enganados por promessas e brutalmente explorados no Norte do Mato Grosso. Wagner de La Torre é paulista e exerce a profissão de defensor público, com uma forte atuação na defesa do meio ambiente e na representação dos interesses dos mais humildes na cidade de Taubaté-SP. O paraense Antônio Roberto Cardoso também é defensor público, com uma atuação voltada para a construção de redes sociais e institucionais em apoio a defensores de direitos humanos e ONGs com esse perfil, tendo atuado em defesa de lideranças ameaçadas de morte, nos conflitos agrários e na defesa judicial.
Dom Manuel da Cruz é natural do Ceará e defensor dos direitos humanos, com inspiração nas idéias de Dom Hélder Câmara. Já Marcelo Freixo é deputado estadual, no exercício do quarto mandato, no estado do Rio de Janeiro, com uma atuação combativa na defesa dos direitos humanos e na luta contra as milícias cariocas.
O senador José Nery (PSOL-PA) destacou a importância desta iniciativa da CDH.
- Esta premiação é uma forma de resgatar a história de Dom Hélder Câmara, que é considerado um importante personagem da história brasileira - disse o senador.
Na mesma ocasião, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e José Nery (PSOL-PA) foram eleitos, por aclamação, para os cargos de presidente e vice do conselho.

Fonte: Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário