terça-feira, 8 de março de 2011

ADEUS TRIGO, VALEU.

Acompanhei sua carreira desde o início. Estive em seu primeiro comício de candidato a Prefeito, no bairro Alvorada de Sertãozinho. Vivemos anos de luta em favor de trabalhadores rurais e contra o autoritarismo. Acompanhava-o quase sempre nas votações, mesmo para engordar os fisiológicos. Um dia ele quis tributar os grandes órgãos de comunicação. Isto passou para as pequenas emissoras de TV e rádios como uma tempestade, o que não era verdade. A taxação era apenas para os grandes veículos de comunicação. Viramos mortos vivos na Assembléia Legislativa. considerados bons deputados, não exístiamos no Parlamento. O projeto serviu apenas para engordar os deputados fisiológicos, vendilhões e malandros. Era um projeto derrotado por antecipação. Rompeu com Quércia e ao lado de Covas ajudou a formar o PSDB. Foi extirpado por ele. Derrotado nas eleições pela falta de dinheiro e apoio governamental perdeu o controle do PSDB na região para o nosso querido e elegante Nogueirinha, egresso do DEM, PTB, Fernando Collor e defensor do agronegócio. Esquecido pelo Partido e pela imprensa voltou a ser médico ortopedista do Sertãozinho, time de futebol. Aparecia de barbas brancas corrrendo nos campos da segunda divisão. Esquecido, continuou sua luta silenciosa. Um verdadeiro "chato", em questão de saúde. Não bebia, tinha horror a fumo e comia frutas. Seu temperamento agitado e sua permanente rebeldia, as injustiças dentro de seu próprio partido custou-lhe a vida mais precocemente, acredito. A pensão especial, que conquistou e que também ajudamos acabar por ser um privilégio , fez com que tivesse uma vida dígna. Aos moralistas que se preocupam com subsídios de políticos é importante afirmar que ninguém fica rico com salário, por maior que seja, até de Juiz e Promotor. A corrupção vem das campanhas milionárias, das licitações e das grandes negociatas. Ficou feliz, quando liguei por engano a última vez em seu celular. Morreu acreditando em um mundo mais justo, até com com alguns equívocos como fundar o PSDB. Acreditou que poderia melhorar o mundo e certamente ajudou a melhorar. Fará falta para os amigos e para a luta política, que exige um mínimo de ética e seriedade. Adeus, Trigão. Valeu.

abraços,

Antonio Calixto (ex-deputado estadual constituinte, colega de Waldir Trigo na Assembléia Legislativa
CARTA PUBLICADA NO JORNAL "A CIDADE", NÃO NA ÍNTEGRA. POR FALTA DE ESPAÇO, NO DIA 11 DE JANEIRO DE 2.011- TERÇA - FIM DO CARNAVAL - TRIGO FOI PARA SEMPRE NO SÁBADO E SEPULTADO NO DOMINGO EM SERTÃOZINHO)- Agradeço a ROSANA ZAIDAN E JOÃO GARCIA, QUE EMBORA TRABALHEM EM ÓRGÃO AFILIADO A REDE GLOBO, JAMAIS PERDERAM A DIGNIDADE E O ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Waldir Trigo foi um exemplo para todos os moradores da região de Ribeirão Preto!

    Acesse www.gustavo50.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Calixto, tivemos a felicidade de conhecer o Trigo na Assembléia Legislativa de São Paulo, por ocasião da Constituinte. Foi memorável aquele feito do Trigo colocar obrigatoriedade de ônibus no transporte de bóias frias, porque eram transportados em caminhões. O Trigo conseguiu vencer essa batalha e hoje quando passo pelo agronegócio e vejo os ônibus de trabalhadores rurais sempre me parece que o Trigo está em algum daqueles ônibus. Calixto, não foi só Sertãozinho, Ribeirão Preto, São Paulo, PSDB que perdeu essa figura emblemática. Foi a humanidade que perdeu esse grande Homem, porque pessoas como essa, nasce a cada 100 anos. A Humanidade que perdeu Waldir Trigo. Por isso, meu amigo Calixto, vamos perpetuar a sua memória como construtor da Humanidade.
    Tonca Falseti

    ResponderExcluir
  4. Ele foi um grande politico desse pais , um grande pai, um grande médico, um grande ser humano. Pena que Deus quando cria um ser igual a ele perde a forma.
    Acredito que foi o presente que Mario Covas recebeu no dia de falecimento dia 05 de março. Tanto que ele falava do Mario como um grande amigo. Como falava para ele sempre. Sr Waldir o dia que sr morrer irá ter não um lugar no céu e sim um Camarote !!! Saudades.

    ResponderExcluir