segunda-feira, 12 de julho de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO

Nasci em Altinópolis, no dia 08 de julho no ano em que se encerrava a Segunda Guerra Mundial. Fui criado numa cidade pequenina, Santo Antonio da Alegria, onde fiz o grupo escolar, no "Cônego Macário de Almeida". Meu pai, Ayub Calixto, ficou duas vezes viúvo precocemente. Da primeira mulher, Mariana, nasceram os filhos: Zeca, João e Jamile. Da segunda Joana: Maria Inêz, Abrão (Xaxá). Sou filho único de uma mulher também chamada Joana Abrão Calixto (D. Nagib), de Altinópolis. Tive uma infância muito protegida pelos meus irmãos mais velhos. Vivemos em paz, jamais tivemos um atrito que seja. Fui criado na cidade e no campo. Meu pai era proprietário de 4 propriedades rurais: Fazendas "Cateto", "Poção" e "Água Suja", além de um campo no bairro "Laginha". O campo de futebol do Santo Antonio E.C. era minha segunda casa. No grupo e no campo e no dorso dos animais vivi uma infância feliz. Minha mãe, jamais deixou de comemorar os meus aniversários. Depois de casado, todos os anos, pelo menos uma reunião jantar era feita em meu apartamento. O tempo foi passando, alguns amigos se foram. Outros, a gente descobre, não eram realmente amigos. Com a chegada da Saskia, o meu holofote principal está nela focado, como diria Saramago quando encontrou Pilar del Rio, a gente começa viver uma segunda vida. E a primeira vida passa para o segundo plano. O tempo chegando, a fase conclusiva, a data de aniversário passa a ser um dia comum, que v0cê nem quer lembrar, porque o tempo é implácavel e já não temos a mesma força para os sonhos e vencer a sua implcabilidade. O que fica desta vida, a gente descobre, os bons relacionamentos, aquilo que você planta e que colhe no sorriso claro das pessoas que formam de você um conceito. Um conceito bom ou negativo. Acredito que colhi coisas boas e tenho encontrado sorrisos em cada esquina todos os dias. É o presente de aniversário que recebo por uma vida que levei sem sem esmagar o meu próximo e fazendo tudo que me fosse possível fazer para um irmão, ainda que desconhecido. Não encontrei os mistérios insondáveis da vida. Vivo dentro dos princípios que cultivei, solidariedade e fraternidade. Cometo muitos erros por força de meu temperamento, muitas vezes explosivo, o que me maltrata muito. Sou ansioso, perfeccionista e inconformado com as desiguldades sociais tão gritantes. Acho, que na idade que atingi, é o espírito adolescente que ainda brada contra injustiças é o que permanece de um tempo que já está ficando distante. Em todo caso, eu que já estou fugindo de cumprimentos, desejo àquele moleque ruivo, de tantas sardas e rebeldia, àlgumas vezes, perdido no mundo, um feliz aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário