domingo, 3 de abril de 2011

HISTÓRIA DO PSOL

PSOL NASCIDO DAS LUTAS

O PSOL é um partido que nasceu da coerência em manter vivas as bandeiras de luta dos trabalhadores, da rebeldia daqueles que não se calaram e da ousadia dos que não se renderam ao discurso de acomodação propagandeado por setores que eram referência de esquerda.

Os primeiros anos do governo Lula geraram muitas expectativas para todos aqueles que durante anos construíram uma alternativa de esquerda e democrática para o país com a perspectiva de mudanças reais. Mas o que se via era o ataque direto às conquistas históricas dos trabalhadores, através da Reforma da Previdência do setor público que retirava direitos e promovia mais vantagens para o setor privado. Na política econômica, a marca era a da continuidade do modelo vigente nos oito anos de governo FHC, concentrador de renda, com privilégios ao capital financeiro. No campo político, eram firmadas alianças com os setores mais fisiológicos, com a banda podre da política nacional. E o resultado rapidamente se revelaria em escândalos como o do mensalão.

Como resposta a tudo isso, surgiu o PSOL. Mas principalmente, como resposta à necessidade de se manter viva a luta pelo socialismo e a resistência dos trabalhadores. O PSOL é um partido necessário, que vem para ocupar o espaço abandonado por um setor da esquerda que rapidamente se rendeu aos encantos do poder. O PSOL nasce disposto a nadar contra corrente, a fugir do senso comum, sem medo de enfrentar a dura batalha da construção de uma alternativa de esquerda, de base, com capilaridade
e organização junto aos trabalhadores e ao povo explorado.

Convidamos você a trilhar conosco este caminho, a vir junto com o PSOL na luta pelo socialismo.

Em junho de 2003, houve um grande embate contra a Reforma da Previdência. Isso se tornou um símbolo da luta contra as políticas adotadas pelo PT que representavam uma traição aos seus princípios. Na ocasião, a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados federais Luciana Genro (RS), Babá (PA) e João Fontes (SE) votaram contra essa reforma proposta pelo governo. Outro grupo de parlamentares, entre eles Maninha (DF), Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ), João Alfredo (CE), se abstiveram na votação, se contrapondo à aprovação da proposta e também foram punidos pelo PT.

A decisão de manter a postura em defesa da população brasileira resultou na expulsão de Heloísa, Luciana, Babá e Fontes. Sem partido, os parlamentares, aliados a militantes e intelectuais socialistas inconformados, realizaram, em 19 de janeiro de 2004, uma primeira reunião e aprovaram por unanimidade a constituição de um movimento por um novo partido: o documento Por Uma Esquerda Socialista e Democrática.

Entre os dias 4 e 6 de junho de 2004, foi realizado o 1º Encontro Nacional, quando se definiu o nome Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Com quase 700 mil assinaturas, o PSOL obteve o registro definitivo na Justiça Eleitoral, em 15 de setembro de 2005, adotando o número 50 como representação.

A crescente mudança nos fundamentos do PT e os escândalos de corrupção fizeram com que o PSOL recebesse novas adesões. Filiaramse nomes como João Alfredo, Ivan Valente, Chico Alencar e Maninha, além de deputados estaduais, vereadores, lideranças sindicais e populares, como Plínio de Arruda Sampaio e Edmilson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário